Referência em ensino superior do Centro-Oeste

CORPO DIRETIVO

Ana Paula Diaz de Azevêdo possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (MG, 2005), especialização em Gestão em Administração Escolar, em Inspeção Escolar, em Orientação Escolar e em Supervisão Escolar, todas cinco pela SOEBRAS – Associação Educacional do Brasil e Faculdade Promove (MG, 2011), especialização em Gestão Pública pela UNIMONTES – Universidade de Montes Claros (MG, 2012) e Personal & Profissional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012).
Atualmente, é diretora do Colégio Rede Educa Goiás, do ITEP – Instituto Técnico Educacional Polivalente, da MEC Bolsas e da FORBIS – Faculdade Orbis.

Erofilho Lopes Cardoso possui mestrado em Teologia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte/MG, 2006), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwim (Brasília/DF, 2010), bacharelado em Filosofia pela Faculdade João Calvino (Barreiras/BA, 2010) e pelo Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (Brasília/DF, 2001), bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Juiz de Fora/MG, 2005) e pelo Ateneo Pontifício Regina Apostolorum (Itália/Roma, 2003).
Foi gestor da COOPERVIDAS – Cooperativa de Vidas Solidárias de Vagem Alegre e Região (MG), com dois projetos patrocinados pela Petrobras. Publicou o livro a Mensagem Teológico-pastoral do Papa João Paulo II aos jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude e já tem um projeto de tese de doutorado em Ciências da Religião e outro em Filosofia.
Foi diretor da FAPLAC – Faculdade do Planalto Central (2016-2020). Atualmente, é presidente do ITEP – Instituto Técnico Educacional Polivalente, do Colégio Rede Educa Goiás, da MEC Bolsas e da FORBIS – Faculdade Orbis.

NOMECurrículo Lattes
Erofilho Lopes CardosoLattes
Ana Paula Diaz de AzevêdoLattes

IDENTIDADE INSTITUCIONAL

A Faculdade Orbis (FORBIS) é entidade de direito privado, mantida pela empresa Rede Educa Orbis Ltda., inscrita no CNPJ sob o número 30.099.608/0001-86, com sede e administração à Rua 05, Setor Primavera, Formosa, Goiás, CEP 73.805-175.

A FORBIS nasce vocacionada a desenvolver programas de prestação de serviços à comunidade de Formosa e Região por meio da extensão, mediante a colaboração com entidades da iniciativa privada e órgãos governamentais, bem como pelo intercâmbio cultural, técnico, tecnológico e científico com Instituições de Ensino Superior do país e do exterior.


MISSÃO

Promover o desenvolvimento humano no campo pessoal e profissional, observando a inclusão e a sustentabilidade.

VALORES

Deus, espírito de fraternidade, lealdade, honestidade, respeito à diversidade, ética, justiça e busca constante da qualidade.

VISÃO

Tornar-se referência na produção, sistematização e disseminação do conhecimento e nos serviços prestados à comunidade.

OFERTAS EDUCACIONAIS

As principais ofertas educacionais da FORBIS são: cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores; da educação profissional técnica de nível médio nas formas integrada e subsequente; da educação profissional tecnológica de graduação, dos bacharelados, das licenciaturas e pós-graduação.

Os cursos a serem ofertados pela FORBIS são norteados pelas respectivas diretrizes: 1- Qualidade acadêmica; 2- Flexibilidade curricular; 3- Formação acadêmica continuada de alunos; 4- Capacitação docente; 5- Democratização da Graduação, Pós-Graduação e Extensão; 6- Interação da Pós-Graduação com a Graduação, Pesquisa e Extensão; 7- Incentivo à produção acadêmica.

Além das atividades intrínsecas ao ensino superior, a instituição tem por meta o desenvolvimento de programas de pós-graduação e a estruturação de um programa de extensão e de pesquisas, que, juntos, promovam o desenvolvimento econômico e social da região, bem como a sua inserção em ****mercados potenciais.

CONCEPÇÃO EDUCACIONAL

A FORBIS concebe a educação superior como atividade fim da instituição e, principalmente, como meio para incentivar o desenvolvimento econômico, social, científico, tecnológico e cultural do país e, particularmente, da cidade e região onde está inserida.

A FORBIS se distingue de outras entidades particulares de educação superior porque tem compromisso com a responsabilidade social. Busca proporcionar aos estudantes, inclusive os de baixo poder aquisitivo, acesso ao ensino superior, através de mensalidades compatíveis e benefícios sociais, como bolsas de estudos e outros incentivos semelhantes.

A FORBIS soma esforços para promover a integração da comunidade acadêmica com a sociedade organizada em que está inserida, onde interage e dissemina as manifestações e tradições culturais da região.

FINALIDADES

FORBIS tem como finalidade principal a oferta de serviços educacionais, pela expansão das atividades que desenvolve no mercado de trabalho, buscando o atendimento de fins e princípios fomentadores ao desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, a estimulação da criação e produção cultural e intelectual de maneira que possamos formar diplomados em diferentes áreas do conhecimento, suprindo o mercado de trabalho com profissionais competentes e capazes de contribuir com os avanços desenvolvimentistas da sociedade brasileira.

Como investidores que acreditam no desenvolvimento por meio da educação formal, podemos investir esforços coletivos, para o crescimento econômico, social e cultural da população brasileira, assumindo a responsabilidade de viabilizar o acesso da sociedade local e adjacente aos níveis superiores do ensino, pela democratização das opções de escolha.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

FORBIS fez estudos, pesquisas e analisou sua atuação a partir das evidências conjunturais e dos resultados de estudos de viabilidade regional, considerando a existência de outras Instituições de Ensino Superior e a população alvo que deseja atender, respeitando o fluxo demográfico do município de Formosa/GO e da Região.

Visualizamos uma atuação pluricurricular na graduação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional, abrangendo inicialmente as áreas das   Ciências Sociais e Humanas, conforme se identifica a seguir:

a) Ciências Sociais Aplicadas e Humanas:
ü  Direito.
b) Ciências Exatas:
ü  Ciência da Computação;
ü  Engenharia de Software;
ü  Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
c) Ciências Biológicas e da Saúde:
ü  Odontologia.
d) Ciências da Terra:
ü  Medicina Veterinária.

INSERÇÃO REGIONAL

FORBIS preenche uma lacuna ainda existente, considerando que a economia da região encontra no agronegócio o seu mais elevado ponto de sustentação, carecendo assim de maior qualificação da mão de obra para ocupação das diferentes frentes de trabalho.

Brasília como Distrito Federal exerce uma grande influência na região e sobretudo em relação à cidade de Formosa/GO, fundada em 01 de agosto de 1843, que caminha para o seu bicentenário, da qual se encontra em uma distância de 75 km, enquanto da cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, a distância é de 282 km.

FORBIS traz grande contribuição para a Mesorregião do Leste Goiano, em especial para a Microrregião do Entorno do Distrito Federal.

Os cursos da FORBIS trarão novas perspectivas para a região, considerando que Formosa/GO é uma cidade de grande convergência para as populações sediadas no Leste de Goiás, no Oeste da Bahia, no Alto Noroeste Mineiro e no Sudeste de Tocantins, favorecendo a todos quantos buscam um melhor posicionamento no mercado de trabalho, através dos cursos de graduação ou na educação continuada, com os cursos de pós-graduação.

RESPONSABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

A moderna concepção do ensino faz a FORBIS assumir um padrão de compromisso e conceber a formação do profissional como resultado da conjugação de conteúdos e habilidades assimilados. Essa vertente sustenta os padrões institucionais estabelecidos pela FORBIS, que faz de sua base ideológica um compromisso perante a sociedade, considerando que uma comunidade acadêmica deve ser o reflexo do meio em que está inserida.  Além do compromisso, a responsabilidade, circunstanciada por princípios e fundamentos, os quais tornam-se cada vez mais exigentes e desafiadores.

O plano institucional da FORBIS inovador é indispensável, pois frente às mutações do cotidiano, o que se espera é um ensino moldado em estratégias criativas, para que estas assegurem um aprendizado não apenas eficaz, como também respaldado por bases ensejadoras da eficiência.

Com padrão de ensino vivenciado em países de primeiro mundo, a FORBIS pretende assegurar um efetivo desempenho, mesmo com adequações a uma economia de país de terceiro mundo, não perdendo qualidade ou comprometendo o seu desempenho e participar do desenvolvimento do Estado de Goiás e da Região Centro Oeste, assegurando um conceito efetivo de qualidade.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Para a FORBIS a educação inclusiva representa um sólido mecanismo para atestar a responsabilidade social, razão pela qual agrega ao seu projeto institucional tão importante função.

Inicialmente, a visão da educação inclusiva apenas contemplava os portadores de necessidades especiais, aliás um avanço para o ensino que democratizou-se para atender uma faixa populacional que ansiava pela formação acadêmica, para ocupar os espaços profissionais com competência e dignidade.

Expandindo a visão da educação inclusiva, o envolvimento das diferentes classes sociais, muitas vezes banida pelo preconceito socioeconômico, porém lutando com garra e otimismo para ocupar um lugar de evidência, dentro de um círculo onde apenas os de melhor poder aquisitivo tinham vez, história mudada com a democratização do ensino, tanto na escola publica como na iniciativa privada.

Concluindo a visão da educação inclusiva, os pobres pela deficiência na formação de renda ficavam tolhidos de ingresso no ensino superior, este conflito caminha para não mais se evidenciar, com a criação de programas governamentais como o PROUNI e agora o FIES vinculado ao ENEM, onde candidatos devem obter 450 pontos o mínimo, os quais por certo contribuirão para erradicação das desigualdades sociais.

A gestão da FORBIS não a impede de abraçar desafios próprios da educação inclusiva, uma vez que partilha do princípio que a educação é para todos, logo otimizar a sua operacionalidade é um dos desafios que lhe contempla.

Em seu padrão de qualidade, reside a educação inclusiva, com esta pretende ter efetiva sintonia nas diferentes frentes de atuação.

Parâmetros de satisfação da FORBIS

ü Pessoas:
§  Eficácia e eficiência;
§  Produção e sucesso;
§  Ação e integração;
§  Interação e profissionalismo.
ü Processos:
§  Inovação tecnológica;
§  Racionalidade e globalização;
§  Empreendedorismo e criação;
§  Condução e participação.
ü Procedimentos:
§  Teóricos e práticos;
§  Digitais e virtuais;
§  Presenciais e a distância;
§  Contextuais, Interdisciplinares e intertransversais.

Para efetivação desses parâmetros, prevemos investimos em recursos humanos, materiais e tecnológicos, da melhor categoria, provendo a FORBIS de centros especiais de atendimento, conforme detalhados a seguir.

Estrutura Organizacional da FORBIS

Diretoria Acadêmica
Órgão Executivo
  • Órgãos de Assistência à Diretoria Acadêmica
    • Secretaria da Diretoria Acadêmica/li>
    • Núcleo de Negócios, Pesquisa e Extensão
  • Órgãos Específicos Singulares
    • Coordenação de Apoio Pedagógico
    • Coordenação de Educação à Distância
    • Coordenação de Cursos
    • Coordenação de Informação e Biblioteca
    • Coordenação do Instituto Superior de Educação
    • Coordenação de Pós-Graduação
    • Secretaria Acadêmica: Secretário
    • Coordenação de Estágios
  • Órgãos Seccionais
    • Coordenação de Administração e Recursos Humanos
  • Órgãos Consultivos e Deliberativos
    • Congregação
    • Conselho Pedagógico
To top