BASES DE DADOS DE DIREITO 

Bases de dados de acesso gratuito – área de Direito

1 Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados – Livros, artigos, estudos dirigidos arquivos em pdf e em áudio.

2 Biblioteca do Conselho da Justiça Federal – Consulta online da coleção da biblioteca e consulta a biblioteca jurídica virtual onde artigos dos periódicos jurídicos e os capítulos dos livros cujo texto integral pode ser encontrado.

3 Supremo Tribunal Federal – Consulta ao acervo geral, obras raras, coleções especiais e acesso a biblioteca digital onde são disponibilizadas três coleções: Obras Completas de Rui Barbosa, Obras Raras e Domínio Público. 

4 Repositório Digital – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Acesso a todos as atividades acadêmicas da universidade incluindo a área de direito.

5 Superior Tribunal de Justiça – Oferece consulta a coleção de livros, periódicos e materiais especiais e integra a Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI. Disponibiliza um sistema de legislação em que divulga o inteiro teor dos atos normativos do STJ.

6 Escola Superior do Ministério Público da União – Pesquisa no acervo e em bases de dados.

7 Biblioteca Digital do Senado Federal – Acesso à produção intelectual dos servidores do Senado Federal, entre outros documentos de interesse do Poder Legislativo em formato digital. 

8 Diário Oficial da União, Diário da Justiça e TRF

9 Âmbito Jurídico Portal – jurídico na internet criado com a finalidade de fornecer produtos via internet. Os serviços oferecidos entre outros são: assessoria jurídica, para profissionais ou estudantes que não tem tempo para realizaram suas pesquisas, ferramentas de busca em jurisprudência e legislação, guia de faculdades, índices econômicos, eventos da área jurídica. 

10 Banco de teseUSP Site do banco de teses com texto completo defendidas na USP.

11 Banco de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília  – Site de banco de teses e dissertações da UNB. Possui um buscador que faz a pesquisa por termos nas diversas áreas do conhecimento.

12 Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – A base de dados de artigos de periódico contém mais de 52.000 entradas.

13 Biblioteca Digital da Unicamp – A Biblioteca Digital da UNICAMP, tem por objetivo disponibilizar a produção Científica/Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos. 

14 Centro Brasileiro de Estudos Jurídicos – O Centro Brasileiro de Estudos Jurídicos da Internet foi idealizado por Carlos Motta e Henrique de Faria Martins para reunir e disseminar informações na área jurídica. A partir de 2000 recebeu incentivo de diversos profissionais que atuavam, direta ou indiretamente com o Direito da Internet, tornando-se um amplo canal de publicação, divulgação e estudo nesta área. 

15 Mundo Legal – Disponibiliza acesso às notícias do poder executivo, informações históricas, agenda do presidente, legislação federal, principais programas do governo e demais informações em destaque no Governo.

16 UNESCO Brasil – processos, jurisprudência, diário da justiça, notícias do STF, Banco Nacional de Dados do Poder Judiciário, Constituição Federal, regimento interno, legislação e demais informações relativas ao tribunal.

17 Brasil processos – jurisprudência, diário da justiça, notícias do STF, Banco Nacional de Dados do Poder Judiciário, Constituição Federal, regimento interno, legislação e demais informações relativas ao tribunal. O site Universo Jurídico apresenta informações de produtos e serviços da área, disponibiliza consulta ao acervo on-line de doutrinas, súmulas, modelos de petição, peças processuais, etc.

18 – Portal Domínio Público – Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial. Ela oferece download gratuito de mais de 350 obras.

19 – ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – (OBS: para acessar basta incluir o e-mail institucional e solicitar o token).

20 – Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

21 – Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor (em PDF ou HTML) para leitura online. Ele contém crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

22 – Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
http://www.wdl.org/pt/e-Books Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

23 – Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvido para os cursos da universidade, o material está aberto para consulta em diversos formatos.

24 – Biblioteca Digital do Brasil – Fundação Biblioteca Nacional: abrange projetos específicos: Rede da Memória Virtual Brasileira (sobre as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país e de suas regiões); A França no Brasil (portal digital entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França); Periódicos & Literatura; Guerra do Paraguai; Coleção Thereza Christina (coleção de fotografias do Imperador D. Pedro II); Hemeroteca Digital Brasileira (acervo de periódicos ? jornais, revistas, anuários, boletins etc. ? e de publicações seriadas). Entre outros.

25 – Biblioteca Digital do Musel Nacional – disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.

26 – Biblioteca Nacional sem Fronteiras –  programa desenvolvido pela Biblioteca Nacional que visa democratizar o acesso da instituição. É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição em em especial os tesouros da Biblioteca Nacional. Seu acervo é dividido em manuscritos e obras raras. Em português.

27 – Biblioteca Digital de Obras Raras:  reúne e disponibiliza a íntegra digitalizada de livros considerados raros (levando em conta o valor histórico, a antiguidade e a não existência de outras impressões ou edições), e que estão localizados nas unidades da Universidade de São Paulo.

To top